Prefeitura Municipal participa de reunião técnica do MAPA sobre desenvolvimento agropecuário da Amazônia Legal

Por Secretaria de Agricultura

No dia 10 de agosto de 2022, a Prefeitura Municipal de São José dos Quatro Marcos, através da Secretaria Municipal de Fomento, Agropecuária, Indústria e Comércio (SEFAICO), participou de reunião técnica para debater sobre desenvolvimento agropecuário da Amazônia Legal no Estado de Mato Grosso.

O evento foi organizado pela Secretaria Federal da Agricultura (SFA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) em parceria com o Consórcio Interestadual da Amazônia Legal (CAL), com o apoio da GDeutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).

O evento ocorreu no auditório da Superintendência do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento de Mato Grosso (MAPA/MT), em Cuiabá-MT. A programação contou com um ciclo de palestras técnicas, oficina para elaborar um diagnóstico socioeconômico participativo, formalização de parcerias institucionais e definição de cadeias produtivas e territórios que serão priorizados pelo Plano Norte+Sustentável.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Vagner Meira, a reunião trouxe informações sobre Plano Norte+Sustentável, e possibilitou um amplo debate entre as organizações presentes de como o Plano poderá contribuir, com o ordenamento territorial, o desenvolvimento agropecuário e ações integradas que vão contribuir com o fortalecimento das cadeias produtivas nos nove estados da Amazônia Legal.

O Plano Norte+Sustentável tem o intuito de promover a convergência das políticas públicas agropecuárias e o ordenamento do território da Amazônia Legal, por meio da regularização fundiária, adequação ambiental e da produção, a partir de arranjos produtivos locais, contribuindo para a geração de renda e de alimentos seguros e saudáveis, ampliando os canais de comercialização, criando oportunidades de negócios, com equilíbrio entre eficiência produtiva, benefício social e conservação ambiental.

A reunião contou com a presença de representantes do MAPA; SEDEC; SEAF; EMPAER; EMBRAPA; SUDAM; CONAB; BASA, Banco do Brasil, Sicredi; Caixa Econômica Federa; FUNAI; ICMBio; OCB; Unicafes; ABDI; cooperativas e associações de produtores rurais de diferentes municípios e algumas Secretarias Municipais de Agricultura.